Dicionário de Moda

17:38 Unknown 0 Comments

Ankle Boot – bota com cano até o tornozelo.
Balonê – Vem de Balconnet, derivado de balcon – sacada balcão, em francês. Designa porta-seios com sustentação em barbante na parte inferior, desenhando o bojo. Hoje, maiôs, tops e vestidos têm decote balonê recortado como o de certos sutiãs. 
Babouches ou clog
 – são os sapatos com salto ou plataforma de madeira.
Bodouir – tendência de usar peças que parecem ou lembram uma lingerie.
Boho – é o resultado de uma mistura dos estilos hippie, étnico, folk e vintage. Suas peças principais são: vestidos e saias longas, modelagens mais largas e confortáveis e bota cowboy.
Baggy – Do inglês solto, largo. Usa-se o termo para definir as calças ajustadas na cintura, amplas nos quadris e afuniladas nas pernas, muito em voga nos anos 70/80.
Belle Époque – Do Francês “bela época”. É o período compreendido pelos últimos anos do século XIX até a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Indica uma fase em que os vestidos longos do século XIX continuam em voga, com o busto saliente, a cintura muito fina e as ancas com volume, transformando a silhueta feminina em verdadeira ampulheta.
Bolero – Mini jaqueta, livre de botões, que jamais ultrapassa a cintura. Inspirado nos trajes de bailarinos e toureiros espanhóis. Foi muito usado nas décadas de 30/40 em parceria com blusas sofisticadas e jabôs de renda. Muito usado em festas. Ganhou um acompanhamento com calças, saias e shorts. 
Jaqueta bomber ou jaqueta aviador – é uma jaqueta com recorte militar, feita de couro, com gola mais alta e forrada por lã.
Calça cargo – calça masculina originalmente larga, com bolsos laterais. Hoje, os modelos tipo skinny dela são sucesso!
Cacharel – Nome do estilista francês Jean Cacharel, que virou sinônimo de um tipo de blusa em malha de fibra sintética, originalmente fabricada na França. A blusa cacharel tem gola alta, usada dobrada, e mangas compridas. Versões em malha de Jérsei vão e voltam. 
Casquete – chapéu pequeno, que é preso por grampos ou fixo em uma tiara.
Cardigã – Suéter ou casaqueto de lá. Se origina de agasalhos militares. Era parte do uniforme dos oficiais do exército na Guerra da Criméia em 1875.
Chanel – O estilo Chanel sobreviveu às últimas décadas com sapatos bicolores, bolsa de matelassê e outros símbolos típicos. Gabrielle Coco Chanel deu mais liberdade ao guarda- roupa sem torná-lo menos feminino. Introduziu tecido como jérsei e a malha; adaptou peças tradicionais masculinas, como calça, trench-coats, camisas, cardigãs. Inventou acessórios, pérolas, correntes, laços e camélias. Destacou a elegância do pretinho básico.
Cigarrete – Calça justa de pernas estreitas, popular entre os homens da década de 50. Utilizada pelas mulheres nos anos 60. Era de helanca e fazia parceria com Twin-sets comportados e sapatilhas baixas. Hoje pode ser usada tanto durante o dia quanto a noite, em algo mais social. 
Chemisier – camisa masculina comprida, o chamado "vestido camisa".
Clean – Do inglês, limpo. Em moda significa peça ou look simples, despojado, livre de detalhes. Atualmente sinônimo de elegância. Foi o estilo predominando dos anos 90.
Collant – Do francês, colante. Peça inteiriça, colada ao corpo, que tem suas origens nos maiôs do século XIX, quando era confeccionado em malha cor da pele. Para modelar o corpo. Na década de 60 foi usado sob vestidos transparentes. Atualmente ele aparece no cenário com o nome de body.
Cosmopolita – é a pessoa que se julga pertencer ao mundo inteiro. Pode ser alguém que considera o mundo como a sua pátria ou uma pessoa que viaja muito e se adapta facilmente a diferentes culturas e modos de vida.
Clutch – bolsa ou carteira de mão, geralmente feita de materiais duros.
Color Blocking – tendência que mistura cores vivas e vibrantes em um mesmo look.
Dockside – sapato de couro, com sola de borracha e tiras laterais.
Écharpe – Do francês, faixa, charpa. Em moda, design lenço longo e estreito que envolve o pescoço. A função é mais decorativa do que protetora. Uma echarpe pode dar um colorido, um toque extra ao visual.
Elastano – Fibra química sintética usada em confecções de tecidos que esticam, tecidos stretch. Inicialmente obrigatórios em maiôs e tecidos de ginástica. Atualmente é utilizado também misturado ao jeans.
Envelope – Em moda, identifica um tipo de saia que envolve o corpo, com uma parte sobreposta a outra. A saia-envelope pode ser curta, comprida, ou meio termo.
Espadrilha – sapatos com salto tipo anabela de corda. 
Étnico – estilo com referências artísticas e culturais. Por exemplo: roupas que trazem referências indígenas, indianas e africanas; estampas tropicais, itens como penas.
Flat – sapatos baixos e confortáveis, como as sapatilhas.
Girlie – estilo romântico e superfeminino. Caracterizado por estampas florais, cores doces como rosa claro e cintura marcada.
Grunge – Traduz um estilo desleixado, no modo de vestir inspirado nas bandas de Rock de Seattle, nos Estados Unidos.
Hot pants – short super curto e de cintura alta, resgatado dos anos 60.
It – pessoas que tem estilo e atitude e são admiradas por isso, ou peças e acessórios muito desejados naquele momento. (Exemplo: it girl e it bag)
Jardineira – macacão com alças finas e cavas bem baixas, que você deve usar com uma camiseta ou top por baixo. 
Jeans – Termo inglês originado em 1567 que designa tecido de algodão cerrado, tingido com índigo. Já a calça jeans foi inventada por Levi Strauss em 1850 para os mineradores de ouro americano. 
Ladylike – estilo superelegante e feminino, que, com traços vintage, abusa de laços e detalhes românticos. 
Liberty – é aquela estampa floral miudinha, bem delicada e feminina.
Midi Boot – bota com cano no meio da canela. 
Minimalismo – Estilo clean, com cores claras e neutras e recortes mais retos e simples. Essa é uma tendência onde menos é mais! 
Meia pata – é a plataforma que encontramos na parte da frente de sapatos de salto alto. 
Meia 7/8 – meia calça que termina na coxa, pouco acima do joelho.
Microfibra – Criada pela empresa Rhodia, é uma das mais importantes criações da indústria têxtil desde a década de 50.
Motorcycle boot- bota com cano médio e boca mais larguinha, bico arredondado e fivelas.
Navy – estilo inspirado nas roupas de marinheiros, com bastante listras e que tem como principais cores o azul, branco e vermelho. 
Neoclássico – Tendência que dominou a pintura, a escultura, a arquitetura e a moda europeia do fim do século XVII até a metade do século XIX, imitando as formas artísticas e arquitetônicas da cultura greco-romana. Foi marcado por vestidos inspirados em túnicas drapeadas; amarrações, cintura alta. Nos pés sandálias trançadas envolvendo as pernas. 
Open Boot – é a mesma coisa que ankle boot, só que com recortes na frente e/ou atrás. 
Off-white – é um branco puxado para o tom mais pérola ou nude bem clarinho.
Oxford – sapato masculino, fechado e de amarrar, que foi adaptado ao armário feminino.
Patchwork – Trabalho artesanal em que pequenos retalhos (de diferentes cores e padronagens) são costurados resultando um tecido. Nasceu no século XVIII durante o período da revolução francesa: tudo era reaproveitado.
Peep Toe – sapato que tem uma pequena abertura na frente e deixa uma parte dos dedos a mostra. 
Pied de Poule – tipo de estampa xadrez que lembra um “pé de galinha”, como a própria tradução do nome diz.  
Plissado – efeito sanfonado dos tecidos de saias, vestidos e blusas. 
Preppy – estilo que lembra as roupas estilo colegial, marcado pelos cardigãs, saias plissadas, tiaras e meias-calças. Ganhou um toque pop ao apostar em cores fortes! 
Polaina – Peça usada sobre o sapato. É feita de brim, veludo, lã, pelica ou camurça. Nasceu para proteger a barra das calças masculinas da graxa do sapato. Também define um tipo de meia sem pé para aquecer a área do tornozelo principalmente aos adeptos a ginástica.
Punk – Termo atribuído ao movimento comportamental juvenil que surgiu em Londres, na Inglaterra, nos 70 e 80. Com roupas e cortes de cabelos agressivos, os jovens denunciavam sua insatisfação com a sociedade. Peças negras, recobertas de tachas, alfinetes e presilhas, camisetas com slogans de protesto, calças justas de couros e coturnos desgastados.
Prêt - à - porter - são coleções e roupas produzidas em larga escala e vendidas nas lojas "prontas para vestir", ou seja, aquelas que não são feitas sob encomenda ou sob medida.
Retrô – Define o estilo antigo, a inspiração no passado. Hoje é super comum a expressão retrô definindo um estilo que foi reciclado ou com características que lembram décadas antigas.
Saint Tropez – Nome atribuído às calças e depois também às saias, justas no quadril sem cós que deixam o umbigo à mostra.
Salto Luíz – Tipo de salto alto que se acredita ter sido usado pela primeira vez pelo rei francês Luiz XVI. O salto é caracterizado por uma curva côncava e pelo estreitamento na parte externa.
Sapato Oxford – Sapato informal de salto baixo caracterizado pela frente lisa em contraste a parte central, que tem costuras com recortes nas gáspea.
Scarpins – é o clássico sapato feminino fechado e de salto alto. 
Seventies ou 70's – é a moda e estilo típico da década de 70, adaptado para os dias atuais.
Spencer – casacos ou terninhos de comprimento mais curto, acima do quadril. 
Sneakers – tênis modernos, geralmente de cano alto e supercoloridos.
Tartan – tipo de estampa xadrez, típica do estilo grunge. 
Trench Coat - é um casaco originalmente desenhado para enfrentar a chuva, como se fosse uma capa. Hoje, ganhou status fashion e é usado até mesmo como vestido, já que fica na altura do joelho ou um pouco abaixo.  
Trendsetter – é quando a pessoa é trendy, ou seja, quando ela lança tendências de moda e está sempre por dentro do mundo fashion. 
Tweed – é um tipo de tecido feito de lã, com diferentes fios formando uma mesma trama. Foi eternizado nos modelos da estilista Coco Chanel.
Vintage  – estilo ou peças com modelagens ou formas mais antigas. Atualmente, busca referências principalmente nas décadas de 50, 60 e 70.
Wrap – casacos, vestidos ou blusas com pontas laterais, com as quais é feita uma amarração ("wrap", em inglês). 
Wedge – é uma versão mais atual do salto anabela, ou seja, é um salto plataforma que aparece em botas, sandálias e sapatos. Pode ser em materiais como madeira, veludo e até couro.


0 comentários: